domingo, 6 de março de 2011

tanta coisa fora do lugar

Sei que
é preciso apagar a luz para ver tudo mais claro, às vezes só no escuro percebemos coisas que estavam diante de nós. mas o ano do tigre (de acordo com o horóscopo chinês) acabou (me abocanhou, feriu, mas não dilacerou). Entra agora o ano do Coelho - que por compensação (merecida ou não) é o meu signo nesse horóscopo. Me sinto contemplada duas vezes esse ano: a tal Era de Aquário (meu signo no outro horóscopo) também já vem sendo anunciada há algumas décadas e digo: entra de vez na minha vida! por favor! rs

 Acredito eu em muitas coisas, coisas que tem fortalecido minha fé no mundo e nas pessoas, apesar dos
 apesares, como diria uma velha amiga. Tenho cantado muito aquele trecho de uma música interpretada pela bela Luíza Possi: "tanta coisa fora do lugar ao meu redor". Boto fé que as coisas vão se ajeitando, vão se aprumando... e a gente vai aprendendo com a graça da vida, que por não ser perfeita, tem graça, porque tem suor e lágrimas, porque tem briga e desenganos, porque tem mentiras e calúnias e golpes. Mas tem amor, coragem, dignidade, alegria, afeto, aconchego, carinho, sinceridade e braços abertos para quem sabe abraçar. 


 Ser forte pra mim é saber chorar, é ser atacado, mas não desistir do mundo, e continuar acreditando, e continuar sonhando, e continuar crescendo e sendo leal, fiel a si mesmo.
Porque existem coisas lindas nascendo o tempo todo ao nosso redor, basta saber olhar. Esses daí estão na árvore da varanda da casa dos meus pais.

Todo o conhecimento do mundo não vale nada se não houver práxis

2 comentários:

  1. Se não me engano o Filosofo Heráclito uma vez afirmou que não se pode banhar-se duas vezes no mesmo rio. E qual é o porque desta afirmação? As águas que percorrem aquele leito, mesmo que sejam igualmente água, não são as mesmas nas quais nos banhamos uma vez. Por outro lado, a humanidade enquanto conjunto de seres conciêntes que através da linguagem transendem o presente e conseguem refletir sobre o passado e esperar ou produzir seu futuro... também estes homens... uma vez perpassados pelo tempo... tendo vivido venturas e desventuras... também eles já não são mais os mesmos que um dia perceberam a força e a brandura das águas do rio que se foi.
    Uma outra paráfrase de alguma sábio oriental diz que "A verdade é tudo o que é transitório". Assim, podemos pensar que só a contradição leva ao entendimento e ao amadurecimento pois, não se entende o Amor sem o Ódio; A dor sem o prazer e o Perdão sem a Culpa...
    Um mestre disse uma vez:

    "Quem nunca pecou que atire a primeira pedra"

    "Amar ao próximo como a ti mesmo" ainda permanece sendo o melhor princípio para a paz do espírito e para o agir com justiça

    ResponderExcluir
  2. que lindo comentário!

    ResponderExcluir